top of page

Seu cliente não vai comprar exatamente o que ele quer


Precisamos entender que em todos os segmentos existe aquilo que o cliente quer, o que ele pode e o que ele precisa. E existe ainda aquilo que ele não sabe ou não parou pra pensar a respeito.


No mercado imobiliário isso não é diferente e é muito comum o cliente chegar pedindo apenas o que ele quer.




Mas existem algumas estratégias que o corretor pode adotar para adequar o cliente ao que ele realmente precisa e tem condições de compra, além de orienta-lo sobre detalhes que talvez o cliente não tenha se atentado.


Um exemplo comum disso é com relação ao tamanho do imóvel.

A maioria dos clientes chega procurando um imóvel maior do que realmente precisam.


Na conversa com o cliente, entender quem de fato irá ocupar o imóvel pode ajudar muito na sua argumentação.

Aí vem a clássica história do quarto de hóspede para receber visitas eventualmente.


Mas com que freqüência seu cliente recebe essas visitas? Experimente perguntar isso a ele antes de começar a fazer as contas de quanto irá custar essa comodidade para as visitas.


Um imóvel maior com o mesmo padrão certamente custará mais caro, acompanhando o valor do metro quadrado.

Além do valor do imóvel, aumenta também o valor do condomínio, do IPTU e o custo para mobiliar esse imóvel.


E agora que vem um detalhe bem interessante que poderá te ajudar muito na sua argumentação.


Observe as tendências de mercado e lembre que é muito provável que seu cliente queira ou precise vender o imóvel futuramente.


As famílias estão reduzindo e as pessoas tendem a buscar por um estilo de vida mais prático, sem perder tempo cuidando de apartamentos grandes, focando na liberdade e praticidade.


Esse imóveis maiores certamente serão mais difíceis de vender no futuro, não somente pelo tamanho que terá pouca procura, como também pelo custo para manter um imóvel deste tamanho.


E nós sabemos bem o que acontece com imóveis de menor aceitação no mercado. A tendência é ter que baixar consideravelmente o valor para poder ter liquidez.


Em resumo, seu cliente pode estar querendo pagar mais por algo que não precisa e que no futuro terá que vender por um valor bem menor do que ele espera.

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page